Em Candeias, Resultado de Atividade Humana Expulsa Animais Silvestres da Região de Pitinga. Família de Veados Se Refugia No Bairro Malembá de Baixo.


 
 Recentemente, uma família de veados, aparentemente da espécie veado-catingueiro, refugiou-se no bairro Malembá de Baixo, em Candeias. Esses animais, que antes viviam livremente na região de Pitinga, agora enfrentam dificuldades devido à presença humana e ao desmatamento. provocando com isso a perca de seu habitat. Foram vistos três da mesma espécie no bairro até o momento. Uma pessoa chegou a denunciar um morador local que estava fazendo escolta no local onde o veado sempre aparecia; relatou que o homem estava portado de uma espingarda no intuito de matar o animal, mas o alertou sobre as consequências que ele poderia sofrer, caso matasse um animal silvestre.

 Pitinga, conhecida por sua cobertura vegetal exótica de pinheiros e outras plantas nativas, foi desenvolvida para ajudar no equilíbrio climático da região em função da industrialização trazida pela Petrobras. Apesar de serem exóticas, essas árvores, como os pinheiros e eucaliptos, têm um grande poder de filtragem do ar. No entanto, a área tem sofrido com ocupações humanas e desmatamento assustando a fauna local. A degradação na região se intensificou a partir do ano de 2010, prolongando-se até os dias atuais.

 Muitas espécies foram obrigadas a abandonar seu habitat original e procurar refúgio em outras áreas, que também enfrentam problemas ambientais semelhantes. Vale lembrar que Pitinga abriga um dos mais valiosos ecossistema do planeta, o manguezal; é daqui que muitas famílias retiram o seu sustento, região de grande produtividade pesqueira do município de Candeias, e que corre risco no futuro caso as ações de sustentabilidade por parte do poder público municipal não venham ser implantadas, além da 3R que é a responsável pela área.

 O vídeo postado foi enviado por um morador da localidade que gravou o momento em que viu o animal. Essa espécie foi bastante vitima da caça na região de Candeias e São Francisco do Conde nas décadas de 80 e 90, e até os dias atuais ainda tem pessoas que praticam a caça desses. A caça é um crime previsto por lei desde a década de 60, e ela vem diminuindo nos estados onde a atuação da policia ambiental age com mais frequência e rigor. Aqui nas regiões de Candeias e São Francisco, acredito que essa prática está longe de acabar.




Atualizado em 23/06/2024