Para promover o povoamento das terras do Brasil de forma lucrativa, para os portugueses, resolveram-se doar sesmarias ( imensos lotes de terras) de tamanhos variáveis. Em Candeias, a primeira sesmaria foi concedida em Caboto em 1560 ao português Sebastião Álvares, Homem influente que ostentava o título de cavalheiro da casa do rei de Portugal.
De acordo com o historiador Jair Cardoso, a região de Caboto foi uma das primeiras da Bahia e do Brasil a assistir ao florescimento da economia açucareira; foi aqui onde tudo começou, onde escravos trazidos da África pelos portugueses eram obrigados a trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar. O açúcar, na época, custava caro, e era de grande aceitação nos mercado europeus.
O Distrito é herdeiro da antiga freguesia que no passado tinha duas irmandades: uma composta de negros e outra composta de brancos. Nos anos de 1970, mesmo com algumas indústrias que se instalaram no local, muitos dos moradores continuam valorizando as atividades pesqueiras, pois grande parte dessas indústrias tem pouco valorizado a mão de obra dos moradores desse distrito, semelhantemente, também os moradores de Candeias, que vem enfrentando os mesmos problemas.
A partir do meado do Século XVI, em terras conhecidas como Matoim, originou-se o município de Candeias onde, Matoim era uma sesmaria muito importante naquela época pois, ali abrigava os Engenhos de Caboto e freguesia, oriundos das terras dos Engenhos Pitanga e da Freguesia de Nossa Senhora de Encarnação do Passé. O ciclo da cana-de-Açúcar foi um marco dessas localidades, etapa fundamental na formação da Bahia, principalmente do Recôncavo.
Nas proximidades do Engenho freguesia, desenvolveu-se o lugarejo chamado Caboto, cujas atividades principais eram o transporte de açúcar para a capital, pequeno comércio e a pesca. Os engenhos Freguesia e Caboto marcaram o florescimento da economia açucareira no recôncavo, funcionando em todo o período colonial, sendo inclusive considerado como exemplo na década de 1560. O Distrito de Caboto está localizado às margens da Baía de Todos-Os-Santos, em frente à Ilha de Maré, a 24 km de Salvador, há 15 km da cidade de Candeias.
O distrito é uma pequena vila de pescadores habitada por pessoas de vida simples sendo que, a maioria delas vivem da pesca e do Turismo, e com seus simples bares e restaurantes, apresentam uma diversidade de pratos de frutos do mar sem contar com o belo visual do local, onde, na atualidade, é um dos distritos com maior potencial turístico de Candeias.
A Partir do Distrito de Caboto, você tem acesso a ilhas e praias diversas, a exemplo de: ilha de Maré (região pertencente a Salvador), Prainha de Aratu, distrito de Passé, diversos subúrbios da Capital à beira mar, Refinaria Landulpho Alves (Atual Acelen), e outras localidades. Há transportes marítimos para o deslocamento a estes destinos; barqueiros usam seus meios de transportes, a exemplo de barcos e canoas, disponibilizando aventuras a turistas e visitantes no intuito de obterem uma renda extra por meio dessas atividades. _
___________________________________________________________________
Melhor yakisoba de frutos do mar 😋
⏰ Ter á Dom 11:00 às 18:00
Aceitamos cartões e vouchers
📲 Reservas: 71982778410/71981868285
Conheça Melhor Através do Instagram
No vídeo a seguir, conheça o nosso mais novo trabalho aqui no município
A lagoa da CCC e sua linda biodiversidade! Aves, mamíferos, plantas, árvores, arbustos, insetos, répteis e anfíbios; tudo em um único lugar. Visite o nosso canal e fique por dentro das novidades da vida animal aqui no município e a nossa luta para proteger essas espécies da caça clandestina. Você irá acompanhar conteúdos de qualidade criados com todos os esforços. Se inscreva e acompanhe as nossas produções ativando o sininho das notificações no canal, deixe também o seu like porque é muito importante para a divulgação do trabalho.
Canal verde água, Preservando melhor o meio ambiente!
Gilmar...Parabéns, ficou LINDO sim...e como é bom podermos visualizar belezas assim tão inexplicáveis e sabermos que foi o maior ARQUITETO que fez isto tudo,DEUS.
ResponderExcluirAh....e não esqueça o que EU falei, e ainda bem que terei um guia turístico...hihihihih (VOCÊ)
Conheço esse lugar lindo , passei muitos momentos felizes lá. quero voltar lá outro dia.
ResponderExcluirjoelma/ jequié.
É perigoso ou tranquilo? é possível passar o dia em família?
ResponderExcluirAmélia, é bom o lugar e sossegado pode ficar tranquila; aproveite também para conhecer o museu e a Prainha da boca do rio, que fica próximo a essa Bica, e é ainda melhor. No caso da Prainha, necessita fretar um barco, ok? Bom Passeio pra vc!
ExcluirBlz galera lindo
ExcluirO lugar é lindo pela natureza, porem sem estrutura nenhuma. A unica coisa que tem para fazer eh conhecer os dois maiores restaurantes de lá. E só!
ExcluirBoa tarde! O acesso a essa praia pode ser de carro particular?
ExcluirPerdoe-me pela demora em responder. Essa pode, e tem a Prainha que é mais apropriada para banho, porém, lá só entra com carteira de habilitação, ou de barco.
Excluirqueria muito conhecer o lugar mais queria saber de uma pousada baratinha alguem conhece pois queria passar alguns dias obrigado
ResponderExcluirRose araujo
moro em caboto a mais de 20 anos .. conheci esse lugar maravilhoso e nao pretendo sair daki nunca mais ..
Excluirboa tarde voce que mora nesse lugar encantada me indica uma pousada perto do mar o telefone obrigadp
ExcluirBoa! Pousada por aqui ta um pouco difícil, viu! É uma pena.
Excluiro luga é lindo, porem gente sem educação e sem noção de meio ambiente deveria ser proibida de frequentar lugar como esse,pois assim nao deixaria sua assinatura...um monte de lixo.
ResponderExcluirTem pousada em Caboto para passar um final de semana?
ExcluirTem uma bem simples e não sei se será de seu agrado.
ExcluirQual o nome da pousada em Caboto ? Quero passar o final de semana lá
ExcluirNomes da pousada por favor
ExcluirParabéns pela iniciativa Gilmar. A divulgação da culinaria, praia, belezas naturais, vão proporcionar a implantação de pousadas. prossiga.
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirObrigado pelas mensagens, meus pais são de lá, praticamente toda minha família, o lugar é lindo, aconchegante, a praia calma, ótimo para as crianças. Pena que ainda não temos uma pousada, mas se procurar encontram casas para alugar.
ResponderExcluirsou gaúcho de porto alegre e escolhi este lugar pra morar. ja estou aqui a oito meses e cada dia me apaixono mais por caboto. porem as autoridades de candeias deveriam olhar mais para este lugar,pois eu acho caboto a parte mais bonita de candeias, e tambem a mais abandonada,será que a prefeitura de candeias sabe que existe o distrito de caboto ??? tambem gostaria de saber a historia de uma ruina que tem aqui em caboto localizada na rua da coroa.
ResponderExcluirrosangela eu moro em caboto mas n te conheso vc mora onde mesmo ? disculpa pela pergunta mas eh so por curiosidade mesmo
ExcluirRosangela, obrigado por deixar o seu comentário aqui no blog. A ruína a quem vc estar se referindo foi um dois engenhos chamado engenho Caboto e logo logo estarei postando algo sobre ele aqui no blog, ok?
ResponderExcluircaboto ? ja foi lindo cresci nesse paraiso desde criança, passei 12 anos ai 1982 a 1992, infelismente as industria distruiu, minha terra natal, e creio que vai desaparecer do mapa , mi criei no sitio do picapal amarelo conheço todos os bosque , ou todos buracos que se pode dizer de caboto ! saudades das grandes amizade e das pescaria ,!
ResponderExcluirOlhe! rapaz, amei encontar informações com tanta dedicação sobre CABOTO minha terra natal.Aonde pude ter o prazer de viver os meus primeiros 12 anos de idade. Moro em Salvador no momento porem conStantemente estou visitando para matar saudade, e tenho como objetivo o retorno para esse lugar simples mas que me faz muito feliz. OBRIGADA!!!!! E QUE AS AUTORIDADES APRENDAM A OLHAR ESSE PEDAÇO DE CHÃO COM MESMO CARINHO QUE VC TEVE EM ESCREVER ESTE BLOG. Leila Borges filha de Dilú(in-memoria) e Benedita moradores do Barandão.
ResponderExcluirLeila, tudo blz? Fico feliz em receber a visita de uma nativa desse lindo lugar... Caboto pra mim é um lugar surpreendente sabe, eu gosto muito. Obrigado por elogiar o meu blog e que Deus Abençôe a sua vida.
Excluirvc saberia indicar casas pra alugar ai em passé?
ResponderExcluiroi gilmar, candeias tem muitos distrito bonitos temos, gente vamos aproveita essa natureza e nada de violencia em nossa cidade.
ResponderExcluirCaboto é lindo, amo esse lugar, cresci lá! pena que com tanto potencial turístico, as autoridades locais só olhem para ele em épocas eleitorais. Têm o museu, tem as ruínas de um engenho que não foi terminado, e que hj se encontra abandonado, cheio de mato, tem a bica, um lugar paradisíaco. simplesmente perfeito, arquitetado por Deus. Por que passar o verão na praia de madre de deus, se podemos nos deliciar com a bica?
ResponderExcluirOi meu nome é Teresa Cristiane minha familia por parte do meu pai são ´todos dai, PASSOS não conheço o lugar mais pareçe ser lindo,Amei o Blog bjssssss.
ResponderExcluircaboto é o paraiso
ResponderExcluirvoce é o filho de Nilton, né?
ExcluirGilmar sou morador de caboto e fico muito contente por voce divulgar esse paraiso pro mundo...
ResponderExcluirqualquer duvida é só entrar em contato.
abração fik com DEUS
Tem pousada? Manda o nome ou o contato
ExcluirOlá Gilmar...
ResponderExcluirMoro em salvador e goataria de visitar Caboto no final de semana. publique instruções para chegar até o local.
Um abraço,
Fábio.
Caboto eh uma maravilha!...
ResponderExcluirsou do rio grande do norte e conhecie um
ResponderExcluirrapaz dai de candeias,mais nunca mais tive
noticias dele. ele se chama manoel ele é um rapaz
branquiho e magrinho,o seu pai se chama ou cosme
ou damião,eu não sei bem.há ele luta boxe,se voce
soube quem é ele me de noticias por favor
Gilmar tudo joia de onibus saindo de Salvador tem como chegar em caboto
ResponderExcluirolá Oliveira amei,através do programa mosaico,resolvi ver alocalizaçao de caboto no google,e li seus comentariosum abraço,Regina
ResponderExcluirOi Gilmar, estou procurando um lugar para passar o carnaval com a minha família, minha irmã me falou de Caboto, e me pediu pra pesquisar a respeito. Com tantas informações boas já quero viajar pra conhecer, kkk. Parabéns pelo blog. Queria saber deste Hotel Barão, mas nao achei informações a respeito. Tem como saber o telefone?
ResponderExcluirAmigos, Gosto muito de Caboto, um lugar bom para se passear de barco e bastante sossegado. Concernente ao Hotel do Barão não tenho contato seria fácil de eu conseguir mas no momento estou em Porto de Galinhas - Pernambuco, já faz um ano e vou de vez em quando pra Candeias, mas podem ir que não é difícil achar vaga não. Boas festas pra vc e sua família.
ResponderExcluircaro amigo Gilmar, lhe conheço não sei se lembra de min sou Juvenal do centro de Candeias da rua 13 de Maio,comecei á curtir seu blog e estou gostando muito gostaria de informar aos seus leitores que temos em Candeias uma pousada muito boa a pousada senhor do Bonfim tel (71)3601-1562
Excluir(71) 8760-0405 todos vão gostar, parabéns seu trabalho tá legal um forte abraço
Vlw Juvenal! fique à vontade para divulgar a sua pousada. Abraços!
ExcluirOlá,vi o distrito no programa Mosaico e gostaria de passar o carnaval lá,pesquisei muito e não encontrei nada,inclusive sobre o hotel que vc cita acima.Dá pra deixar um telefone,algum contato de lá.por favor?
ResponderExcluirGilmar, parabéns pela iniciativa, amo Caboto meu pai é nascido e criado lá, a minha infânica e dos meus irmãos foi em grande parte em caboto. Um lugar lindo porém mal tratado, houve tempo em que se dormia de portas abertas, todos se conheciam, não se tinha noticias de violência como hoje. Não havia água encanada, a água vinha das fontes que hoje em sua maioria não existe mais, porém apesar de tudo caboto continua um belo lugar, um lugar que vale a pena conhecer. Guardo boas recordações (pescarias, ferias, encontros com os parentes, passeios, etc) e sempre que posso levo alguem pra conhecer e as pessoas se apaixonam pelo lugar.
ResponderExcluirEu e minha família temos muitas histórias de Caboto,
Oi Gilmar,
ResponderExcluirGostaria de parabenizá-lo pelo seu dedicado Blog.
Vc poderia me ajudar? Estou indo trabalhar em Candeias, próximo a PRACA DOUTOR GUALBERTO DANTAS FONTES, preciso alugar um imóvel de 1 ou 2/4 com um preço acessível.
Espero que possa me ajudar...
Terra boa muito meu parceiro italo braga ta certo
ResponderExcluircaboto é lindo de mais!!!!!
ResponderExcluirA beleza de Caboto e de toda aquela região dispensa comentários. Porém, de tão lindo não podemos deixar de faze-lo.
ResponderExcluirfiquei maravilada com o museu,gostaria muito de voltar lá com meus alunos,pois ele é parte muito viva da nossa ancestralidade, que nossos gestores tenham mais compromisso com nosso povo e com a preservação do nosso legado cultural
ResponderExcluirilha de maré fica de frente a caboto gente mas é muito mais bonita ilha de maré do que caboto tem nem comparação quem naum conhece passe a conhecer,,, pra chegar até lá basta vc pegar uma enbarcação em saõ tome de paripe ou em caboto mesmo ,, temos as localidades de: santana,botelho,praia grande,bananeiras,martelo,itamoabo,cakende querem entrar em contato comigo me liguem ou acesse meu email: 71 82346167 - edsondabahia2012@hotmail.com mto obrigado vcs vão amar o paraiso escondido.
ResponderExcluirRealmente é bacana ilha de Maré, Caboto não é diferente, e além de Caboto ser um lugar agradável, é histórico e explorado por gente de todo o mundo.
ResponderExcluiramanhã vou para caboto espero que seja tão bom quanto falão
ResponderExcluirVisitei esse paraíso ainda criança... Até hoje não me esqueço das belezas maravilhosas que pude conhecer nesse museu. Me lembro perfeitamente dessa bica linda com a água fresca sobre a pele... Lembro também que a maré subiu de uma vez e carregou as nossas coisas que estavam na areia! rsrsrs
ResponderExcluirEspero voltar em breve, agora nas férias de dezembro! SAUDADE!!!
Que legal imagino que foram bons tempos, rsrs
ResponderExcluirhoje eu fuila na bica egostei o lugar é´muito agradavel.
ResponderExcluiresse luga e lindo
ResponderExcluirGilmar tudo bem?eu gostaria de saber se ainda pode fazer ensaio lá,vi dizer que está proibido é confere?
ResponderExcluirRízia, eu to morando fora do estado esses tempos, não sei bem te responder, mas tem um amigo meu que sempre faz fotos lá, O Robson Nascimento, só se privou por esses dias, ainda não fiquei sabendo.
ResponderExcluirCaboto é um lugar lindo. Conheci e me apaixonei até quando comecei a perceber a falta de educação de seus moradores. Alguns posso dizer que nem parecem saidas do mundo real ou que nunca ouviram falar em respeito ao próximo, amor ao próximo. Parecem ter se confundido no meio da beleza do lugar e acham que são os donos únicos do lugar e que ninguém tem direito a visita-la caso não tenha ali um amigo que a apresente. Não são amáveis nem hospitaleiros e assusta andar em suas poucas ruas. Qunado alguém se aproxima de você é para tentar lhe surrupiar alguma coisa. Fui algumas vezes e nuca mais apareci por lá.
ResponderExcluirPenso exatamente como você anônimo. Cheguei até a construir uma casa lá e amava o lugar, a naturexa exuberante mas quando comecei a conhecer o povo daquele lugar foi uma grande decepção. Nunca mais voltei!!! São interesseiros, não te cumprimentam, não te recebem bem quando vai a algum bar ou restaurante, e só te enxergam na hora de pedir e ainda achando que tem a obrigação de receber algo da gente. E não se contentam com pouco não, viu? Deus me livre daquilo ali. Claro, existem excessões, porém raríssimas.
Excluirnão vejo essas pessoas interesseira em caboto, só filha de caboto, meus pais, irmãos, vó, tios, amigos moram lá, será que vc não está no lugar errado.
ExcluirGilmar,
ResponderExcluirParabens, e obrigada por esse site maravilhoso!
Meu pai nasceu em Caboto, por isso tenho uma afinidade muito grande com o lugar. Tambem visitei Caboto nos anos 70 e achei lindo. Gostaria de fazer uma sugestao: Que voce iniciasse uma pagina para pessoas que procuram parentes, ancestrais. Nao sei quase nada sobre meu avo paterno que se chamava Fenelon de Almeida Costa. Fica aqui minha sugestao.
Obrigada! Cenira
Gilmar,
ResponderExcluirParabéns , depois que eu vi a reportagem e vi seu blog me interessei, levei minha família para conhecer, sou de Feira de Santana, amei o lugar, olha tenho uma dica tem um hotel novinho em Candeias agora, e o Malibu, fiquei la um final de semana, adorei, tudo novinho, o pessoal muito bacana mesmo. voltarei outras vezes para Caboto e vou ficar la de novo. mas parabéns mesmo um abraço
Sou de Natal e tenho familiares morando em Candeias e SSA, sou professor de História e fiquei muito satisfeito em encontrar informações históricas em seu blog, parabéns Gilmar.
ResponderExcluirAgora tem algo que me deixou triste, há 25 anos vinha a Candeias e hoje percebo que a infra-estrutura é a mesma, a ponte de Nova Brasília por exemplo, já deveria ter sido duplicada. O orçamento de Candeias, creio dá pra mesma ser um modelo, mas a exemplo do que acontece com Guamaré, no Rio Grande do Norte, o dinheiro do petróleo está muito distante do velho slogan "o petróleo é nosso", tão bem entoado nos momentos que antecederam a criação da PETROBRAS, em 1953.
pq o museu wanderley pinho é turistico
ResponderExcluirvivi momento muito bons em caboto ,pessoas acolhedoras,fico triste em ver gente falando dessas gente simples.em fim muitos anos se passaram preciso voltar muito bom gilmar vc ter colocado essa pauta de candeias ,cadê os governantes. um abraço
ResponderExcluirOlá Bom Dia!!
ResponderExcluirQual a situação atual de Caboto, tem pousadas já?
Olá, Bom dia!!!
ResponderExcluirEstou querendo passar um fim de semana em Caboto, Já possui pousadas? visitei essa cidade linda por toda minha infância, a última vez foi a quase 15 anos e sinto saudades....
Por favor alguém me informa!
Oi Gilmar, vc tem idéia de uma média de preços para alugar casa em Caboto??
ExcluirOlá amiga, não sei se é possível encontrar casas para alugar em Caboto, mas posso ver e te dá uma resposta, Blz?
Excluirbom dia,estive no museu neste fim de semana e vi seu abandono,ouvir estórias sobre ocasarao que Dao Pedro levava amantes para lar,os moradodores de bananeiras contao estas estórias.E UM LUGAR MUITO BONITO QUE PRECISA SER PRESERVADO.
ResponderExcluirOlá Gilmar, muito legal você resgatar essa história de nosso estado, estive ai em 1995, e fiquei encantado com o casarão, na verdade me encantei com tudo. Pretendo ir agora em março depois de quase 11 anos. Gostaria de saber se o Governo finalizou as restaurações e se existem visitas ao publico. Agradeço desde já!!!
ResponderExcluirBom dia Gilmar, quando é a festa de Caboto esse ano? Ou melhor, qual a data e as atrações(bandas)? Estive em Caboto uma única vez e gostei muito, aquele abraço cara!Marcos Sousa
ResponderExcluirAmigo, me parece que aconteceu uma Festa em Fevereiro, me parece que foi a lavagem de Caboto se não me engano, verei a data certinho pra vc e te informo, Blz? Fica na Paz!
ExcluirBoa noite, Gilmar. Eu moro em Caboto a 22 anos. Trabalhei no Porto de Aratu e comprei um lote na beira da praia onde fiz uma casa. Quando cheguei aqui as ruas ainda eram de barro e na administração de Maria Maia chegou calçamento, água, telefone. Caboto parecia que se desenvolveria mais. Mas, o tempo passou e o que tenho visto é toda essa benfeitoria se degradar. Desde o ano passado a Prefeitura começou uma obra de revitalização da orla. Demoliu todo o passeio existente de pedra portuguesa e parou a obra. Ou seja, em vez de construir destruiu o que existia. O pequeno píer público (foi construído por um empresário de Candeias) o qual poderia atrair o turismo náutico (sem conservação) desabou, o prédio da cooperativa de ostra está também desabando.O posto médico é cheio de infiltrações e precisa urgente de reforma, raramente tem um médico para atender os necessitados. Houve uma época que tinha dentista e médico, mas eram pagos por uma empresa vizinha, com o tempo esse benefício foi cortado. Os locais atraentes como a praia da bica, a ruína secular da coroa, são locais abandonados sem nenhuma conservação.Licenças ambientais foram concedidas para construção de termelétricas movidas a óleos pesados altamente poluentes em local inadequado, próximo a este povoado, onde os ventos predominantes trazem a fumaça tóxica para Caboto e povoados adjacentes. A comunidade apresentou um projeto de revitalização do Museu Wanderlei de Pinho o qual foi aprovado a nível federal na ordem de 16 milhões de reais. Esse projeto tem 5 anos e nada foi realizado. Nos fins de semana e até em dias úteis pessoas inescrupulosas e de extremo mal gosto invadem este bucólico lugar com veículos com som pesado fazendo um barulho ensurdecedor com músicas pornográficas até a madrugada.Os jardins do entorno da igreja está cheio de mato sem nenhuma conservação, bocas de lobo quebradas (eu mesmo troquei uma da minha rua). As pequenas melhorias emergenciais são feitas por nós da comunidade.Porém,na época de eleições aparece um monte de gente fazendo espuma e comprando votos de pessoas carentes dessa comunidade que se vendem mesmo por trocados.Cheguei a montar uma associação para reivindicar melhorias, mas o povo aqui gosta muito é de festa e de barulho.Não existe nenhum projeto de incentivo a esporte,cultura,de cunho social, nenhuma iniciativa beneficente para a comunidade. Vez ou outra alguma empresa do entorno é que promove algum evento, mas eventos estes superficiais com orçamentos miúdos visando manter uma imagem de empresa boazinha para os cabotenses.
ResponderExcluirResumindo, aqui meu amigo hoje, só o que podemos homenagear e admirar unicamente apenas é a beleza natural.
Márcio! eu não sei se a nossa cidade tem jeito; porque nós costumamos eleger pessoas sem cultura e sem educação, pessoas que não valoriza a história do Município e nem os pontos turísticos. Caboto e Passé eram para serem distritos com cuidados especiais pelo fato de terem uma história rica e culta; é onde está os mares, os manguezais, a pesca; mas pelo que vejo, tão cedo esses cuidados não irão acontecer. Espero que esteja eu enganado! Até a Prefeita Maria Maia que teve a chance de fazer alguma, coisa deixou apenas promessas! fugiu das obrigações dela. Precisamos eleger prefeitos que se importem com a educação do povo, mas pra isso, eles tb precisam obter a mesma, pois só valoriza a educação quem tem educação. Esse Pier era pra se um Pier de primeira qualidade; Caboto e Passé eram para ter uma Bela praça, um belo calçadão, e o povo deveria ser tratados como gente, mas vivem isolados parecendo índios porque a prefeitura pouco se importa, e vereadores aqui entram mas para administarem para si, e não para o povo, só pensam no $$$$$$$$.
ExcluirA obra da orla foi reiniciada, as pedras portuguesas estão sendo substituídas por tijolos de concreto. Uma lástima! O passeio poderia ter sido recuperado com as pedras já existentes, se economizaria no material e ficaria mais bonito. Pergunto fizeram o q com as pedras portuguesas? O péssimo gosto! Se brincar vão substituir as ruas de paralelepípedo por asfalto! As ruas estão esburacadas, galerias pluviais, e bocas de lobo quebradas! Vergonha, triste Caboto.
ExcluirCaro Gilmar. Por que o nome do distrito se chama Caboto? Há algum fato histórico associado ao nome? Enfim, o que significa Caboto?
ResponderExcluirGilmar permita-me discordar. O termo Cabotagem é que vem do sobrenome de um famoso navegador veneziano chamado Sebastião Caboto. Esse cara navegou pela América do Norte e também pelo sul do Brasil no século 15 e fazia comércio entre os portos, daí veio o derivado de seu nome "Cabotagem". É possível que o dono da fazenda Caboto que era chamado de "o Caboto" a qual originou o nome do distrito de Caboto em Candeias Bahia tenha sido algum parente do navegador ou, quem sabe o próprio famoso navegador pois, nas histórias daqui existem relatos do século 15 (Caboto são terras do inicio da colonização brasileira). Segue o que diz o WikipédiA:
ExcluirSebastião Caboto (Veneza, 1476 — Londres, 1557) foi um navegador do século XVI que explorou a costa da América do Norte ao margeá-la, da Flórida à foz do rio São Lourenço, no atual Canadá. Por causa disso e em sua homenagem, a estratégia de navegação costeando o litoral recebeu o nome de cabotagem.
Expedição ao Rio da Prata
Em 5 de abril de 1526, partiu do Porto de Cádiz (Espanha) uma expedição liderada por Caboto que tinha como objetivo que deveria passar pelo Estreito de Magalhães para chegar até às Ilhas Molucas. Estretanto, quando estavam nas costas brasileiras, escutaram relatos de que era possível chegar a fabulosas riquezas navegando pelo Rio da Prata e decidiram explorar o interior daquele curso d'água em desacordo com as ordens de Carlos V.
Quando ingressaram no estuário, encontraram Francisco del Puerto, espanhol que sobreviveu ao ataque de nativos contra a expedição de Juan Díaz de Solís, que passou informações que tinha sobre como chegar às riquezas procuradas. Navegaram pelo Rio Paraná até chegar à confluência com o Rio Carcarañá, onde Caboto fundou, no dia 11 de maio de 1527, o Forte de Sancti Spíritus, primeira fortificação espanhola na Bacia do Prata. Nesse lugar, permaneceram vários meses, construindo uma embarcação menor (um bergantim), mais adequada à exploração de um curso d'água menos caudaloso.
No final de dezembro de 1527, deixaram uma guarnição de 30 homens no forte e prosseguiram com a expedição que procurou subir curso do Rio Paraguai. No curso do Rio Paraná, estima-se que tenha chegado até às proximidades do Salto de Apipe, onde foi construída a Represa Binacional de Yacyretá, antes de retornar e ingressar no Rio Paraguai[1].
Em 28 de fevereiro de 1528, aportou na margem oriental do Rio Paraná, em um lugar que passou a ser denominado como: "Puerto de Santa Ana", situado em terras habitadas por nativos da etnia guarani liderados pelo cacique Guayarón, que atualmente pertencem ao Município de Itatí, nesse lugar recebeu hospitalidade e alimentos dos nativos[2].
Quando estava subindo o Rio Paraguai, as provisões se esgotaram e começaram a enfrentar hostilidades dos nativos, circunstância que lhes forçou a retornar sem chegar ao objetivo.
No retorno, se encontrou com a expedição liderada por Diego García de Moguer, o que o levou a fazer uma nova expedição pelo interior do continente, subindo o curso do Rio Paraguai. Novamente, não tiveram êxito.
Os nativos se rebelaram e destruíram o Forte Sancti Spiritus e Caboto retornou à Espanha[3].
Bom dia, Marcio! você está certíssimo... Na época, eu peguei o significado desse nome numa página que se tratava de assuntos marítimos, onde a mesma diz que, Caboto era um esteiro marítimo que eventualmente seca na maré baixa, e que, não está errado! daí, resolvi responder com palavras mais amplas através de um dicionário, e assim, associei ao nome do local; no site pesquisado não havia menção ao Sebastião Caboto, e esta foi apenas mais uma possibilidade de eu achar o porquê de o nome Caboto. A Sua correção valeu muito nesse sentido, pois, uma simples inversão muda muito o sentido da palavra; e concernente ao nome da localidade, ainda não temos um fato concreto para associar ao nome da localidade, mas, não descarto a sua opinião sobre o assunto, pois, faz muito sentido. Obrigado, Márcio!
ExcluirOlá Gilmar! Parabéns! Excelentes informações. Gostaria de passar um dia com os amigos aí em Caboto.Seria possível fazer um roteiro para um dia.Ex: praia bem legal com barracas e restaurante!
ResponderExcluirDesejo que continue fazendo sucesso! Socorro Barreto
Prezado Gilmar,
ResponderExcluirMe sinto cidadão de Caboto, onde tenho passado quase todos os finais de semana nos últimos três anos. Sou casado com uma filha de Caboto e adoro esse lugar.
Parabéns pelo blog e pode contar comigo em iniciativas que visem o crescimento desse pedaço de paraíso, onde constitui uma nova família e ganhei muitos amigos.
Vendo a dificuldade de acomodações para turistas no local, que ficou mais ainda evidenciado nos comentários do seu blog, estou com projeto para construir algumas kitinetes em padrão condizente com a beleza do local. O primeiro passo já foi dado através da compra do terreno
( ao lado do bar de cabeça ), agora é só coragem e verba para implementar o projeto.
Edson Nascimento,
Bom dia Gilmar, estou indo dar aulas para alunos em Caboto, porém não sei como chegar lá, de ônibus. Venho de Salvador, como faça?
ResponderExcluirBom Dia amigo (a). Olha, o mais aconselhável para você é descer na rodoviária de Candeias e chegando lá, vc pode pegar um transporte para Caboto; Você irá fazer uma pequena volta, porém, segura, não aconselho vc descer em meio de caminho. Boa Sorte!
ExcluirBoa tarde Gilmar.
ResponderExcluirConheci Caboto quando prestava serviços para uma indústria. Lugar maravilhoso que está passando pelos mesmos problemas das grandes cidades.
Sujeira, muito barulho (som automotivo que incomoda a todos, pessoas deseducadas). Uma coisa que vi neste fim de semana em Caboto e acho de extrema preocupação são as construções a beira mar, logo na entrada do distrito, parecendo um túnel.
Um problema que tem que ser denunciado para não aumentar.
Já não bastam as que já existem na área da praça principal?
Boa tarde Gilmar.
ResponderExcluirConheci Caboto quando prestava serviços para uma indústria. Lugar maravilhoso que está passando pelos mesmos problemas das grandes cidades.
Sujeira, muito barulho (som automotivo que incomoda a todos, pessoas deseducadas). Uma coisa que vi neste fim de semana em Caboto e acho de extrema preocupação são as construções a beira mar, logo na entrada do distrito, parecendo um túnel.
Um problema que tem que ser denunciado para não aumentar.
Já não bastam as que já existem na área da praça principal?
Olá, Gilmar. Parabéns pelo blog. Estou indo a Caboto próximo final de semana, saindo de Feira de Santana para Candeias. Chegando em Candeias, como faço pra chegar em Caboto?
ResponderExcluirMarta, Seja bem vinda! Obrigado por gostar do meu Blog e desculpas pela demora em responder. Olha, se vc vem de Feira pela BR 324, vou postar esse pequeno vídeo que fiz te dando uma ajuda. Pode entrar porque é seguro e postei em meu canal do Youtube; Nãos erá necessário vc chegar até a sede d cidade, mas quando chegar na rotatória, um pouco antes do distrito de Caroba, na Fábrica Moliza, vc vai em direção à esquerda. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=b1F6UTR-Yt0&feature=youtu.be/
ExcluirObrigado a todos vocês pelos comentários.
ResponderExcluirtemos um pequeno grupo de amigos e amantes da natureza somos cicloturistas e fui em cabõto várias vezes de bike, saindo do bairro do garcia salvador temos muitas fotos curtimos cruzar o canal de barquinho com nossas bikes,sempre levo amigos aquele paraiso,vale a pena depois descemos em passé e seguimos até candeias e voltamos para salvador,vale a pena visitar esse paraiso
ResponderExcluirVlw, Oscar! Que Bom vc ter gostado. Obrigado por comentar e espero voltar mais vezes a Caboto. Que Deus te abençoe!
ExcluirLuga muito lindo!!!
ResponderExcluirA maioria das pessoas que menciono que sou de Candeias acha nossa cidade bizarra, retruco com rispidez, pois eles não conhecem as belas paisagens da Bahia de Todos os Santos que estão em nosso município. Seria interessante se houvesse a criação de um roteiro turístico para apresentar essas belezas que Candeias oferece. Parabéns Gilmar.
ResponderExcluirObrigado, amigo! estamos com projetos para o futuro e creio que serão bons. Muito obrigado pela sugestão e que nós venhamos mostrar mesmo o que existe de bom em nossa cidade; como se não bastasse a política assombrosa que temos e, o que vem salvando a nossa cidade são esses belos pontos turísticos que possuímos porque a sede de Candeias nunca muda e não sei se um dia mudará; a corrupção e a ganância é maior de que a vontade que tem os políticos de preservar os nossos patrimônios ambientais.
ExcluirFiz uma viagem de Camaçari/BA para Candeias/BA. Que vergonha. Não encontrei uma placa sequer de sinalização com o nome da cidade de Candeias. Apenas placas com os nomes de Camaçari e Salvador.
ResponderExcluirFiquei expostos a graves riscos de acidentes de trânsito na rodovia.
Na próxima viagem vou colocar Placas nos cruzamentos com o nome da cidade de Candeias.
Paguei dois pedágios caros do estado da Bahia para contar com uma administração ineficiente.
Fiquei indignado e pensando sobre o abandono de sinalização no trânsito. Parece que é uma perseguição e discriminação com a cidade de Candeias.
Cadê os cabras machos de Candeias para resolver esse problema.
Oi meu nome Marcos
ResponderExcluirPessoal uma amiga minha é desse lugar q parece ser lindo ela quer me levar pra conhecer pois a mãe dela é de caboto.
ResponderExcluirEu acho q vcs devem cobrar sim por melhoras mais evitem facilitar mais o acesso do local q vcs amam pq a criminalidade tbm vai ter acesso fácil eles estão acabando com tudo de Belo q temos.
Minha sogra tem casa lá mas moramos em Salvador eu e minha família frequenta lá e pretendo morar em breve o lugar é lindo .
ResponderExcluirOlá como faço para chegar até Caboto?
ResponderExcluirEm Candeias, sai transporte do terminal rodoviário. Caso esteja em Salvador e tenha carro próprio, logo depois da fundação Dr. Jesus, segue em direção ao distrito de Caroba, porém, quando chegar numa rotatória, antes desse distrito, na fábrica de cerâmicas Moliza, segue em direção À via Matoim logo depois dessa rotatória. veja se dá pra te ajudar nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=b1F6UTR-Yt0&feature=youtu.be/
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirTem contato de pousada para casal?
Pena que não tem pousada!
ExcluirAmei seu blog! Amo viajar,cada vez mais procuro conhecer novas riquezas na Bahia . Caboto, me chamou a atenção devido à uma reportagem q iria passar hj dia 25/01/2020, sobre Caboto, na TV Bahia. Não Tive oportunidade de assistir pois estou viajando. Pesquisei na internet é descobri esse blog que me fez viajar por entre essa história e paisagem de Caboto
ExcluirEssa semana quero visitar , não posso sair da Bahia sem esse prazer.
Obrigado! caso vc desejar ver a matéria novamente, passa lá na página do facebook. Seja bem vinda a Caboto!
ExcluirOi. Como faço para alugar um barco em Caboto para conhecer as praias?
ResponderExcluirBoa noite, Bia! Talvez nessa região vc não consiga locar uma embarcação, mas, em Caboto há barqueiros que fazem passeios e cobram por um determinado valor; Talvez essa opção seja útil pra vc. Boa sorte!
ExcluirBOM DIA AMIGO,ESTOU QUERENDO CONHECER CABOTO SOU DE SALVADOR MAIS NAO CONSEGUI ACHAR AS POUSADAS PELA INTERNET PRA PODER VER OS PREÇOS,TEM COMO AJUDAR ?
ResponderExcluirOBRIGADO
Boa tarde! em Caboto é um pouco difícil, mas, vc tem opções de se hospedar em Candeias. Caso vc tenha carro próprio melhor ainda. Como vc mora bem pertinho de Caboto, no caso, em Salvador, acredito que nem seja necessário vc se hospedar, a não ser que vc pretenda ficar mais de 1 dia por aqui. Fica a sua disposição. Boa sorte!
ExcluirGilmar oliveira, qual o tempo de travessia de Caboto até praia das Neves?
ResponderExcluirBoa noite, amigo! a depender do local da ilha que vc for, o local mais próximo de Caboto é Bananeira, que leva em média 15 minutos
Excluirbom dia. Consigo casa para alugar por temporada?
ResponderExcluirOi Gilmar, gostei muito do deste site, informativo. Como esta ainda em termo de pousada. TEm muitas? tem algumas pessoas que estão querendo ir para lá. São em torno de 8 adultos, teria vaga para tantos?
ResponderExcluirOlá, Glória! Tudo bem? Muito obrigado por gostar do meu blog. Olha, infelizmente em Caboto não tem pousada com a capacidade que vc procura. O lugar ainda é disprovido de pousadas talvez pelo fato de ser muito pequeno e não haver alguém que venha investir em algo como esse por aqui. Vou ficar te devendo essa, mas, não deixe de visitar e passar o dia. Em caboto vc pode fazer passeios de barco e conhecer ilha de Maré e Prainha da Boca do Rio, além do distrito de Passé que fica ao lado. Qualquer dúvida é só perguntar, Bom dia!
ExcluirBoa noite já passei por lá mas queria mesmo e comer uma moqueca de siri mole que t por aí mas não sei onde fica esse restaurante alguém sabe me dizer aonde fica
ResponderExcluirBoa noite! Fica ao lado da igreja católica, um pouco antes, restaurante do Márcio.
ExcluirOla Gilmar,
ResponderExcluirde Salvador como posso chegar em Caboto de Ônibus?
Bom dia, Carlos! Você pode pegar um transporte pra Candeias saindo da rodoviária ou da estação Retiro, e chegando em Candeias vc tomará uma vã para Caboto aqui mesmo na rodoviária. Se optar em não querer vim pra Candeias, vc pode descer no distrito de Caroba, que fica um pouco antes da cidade, logo depois do centro de recuperação de Isidório, e nesse distrito Caroba passa o mesmo transporte pra Caboto, lá algumas pessoas te informam. Boa viagem!
ExcluirBom saber de gente assim, simples e coração grande, sobre regiões lindas que fazem parte da nossa Bahia! Contudo fico triste pois é gritante e decepcionante as ações de indiferenças dos nossos dirigentes governamentais: Acorda Prefeitura de Candeias, seus Distritos estão chorando!!! Mas não percam a esperança nãooo, viu! Fala mais deste lugar Maravilhoso! Deixa tudo limpinho: higiene pode ser praticado por todos!!! Tudo bem limpo e apresentável atrai boas pessoas! É regra fundamental para o turismo ideal! PROSPERIDADE! BOM TURISMO CABOTO!
ResponderExcluirGente linda coloca de modo bem estruturado, entre outras, informações de como chegar a CABOTO! Considerando todos as possíveis vias de transportes. Afinal boa informação é tudooooo! 😘💕
ResponderExcluirNasci em Candeias e qdo fui a Caboto era muito pequena, não moro mais na região já fazem mais de 40 anos, quero muito voltar a Caboto mais não sei como chegar até lá
ResponderExcluirSabe me dizer um livro que conta a historia de caboto? Sou morador de caboto e queria saber mais da historia do meu distrito
ResponderExcluirBoa noite, amigo! A história completa do distrito de Caboto vc encontra no livro do historiador Jair Cardoso, um livro chamado "Candeias - História da terra do petróleo. Obrigado pela visita!
Excluir